Ocean Winds e Martifer anunciam parceria para concurso eólico offshore português

• A Ocean Winds, líder mundial em energia eólica offshore e operadora do parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, em Portugal, estabeleceu uma parceria com a Martifer Renewables & Energy, uma importante entidade energética do grupo industrial Martifer.
• Esta aliança estratégica tem como objetivo melhorar o posicionamento no próximo concurso eólico offshore.

24 de julho de 2024 – Madrid. A Ocean Winds, empresa internacional dedicada à energia eólica offshore, criada como uma joint venture 50-50 entre a EDP Renewables e a ENGIE, e a Martifer Renewables & Energy, um dos principais intervenientes do setor, têm o prazer de anunciar a sua parceria estratégica para participarem conjuntamente no primeiro concurso para parques eólicos offshore em Portugal, que terá lugar este ano.

Esta colaboração reúne a vasta experiência internacional da Ocean Winds no desenvolvimento e na operação de parques eólicos offshore, incluindo o único parque eólico offshore flutuante em operação em Portugal, o WindFloat Atlantic, com o profundo conhecimento da Martifer Renewables & Energy do mercado português, apoiado pela liderança industrial do grupo Martifer. Ao desenvolverem em conjunto parques eólicos offshore flutuantes de última geração, que fornecerão soluções de energia sustentável e limpa, pretendem contribuir significativamente para os objetivos de energia renovável de Portugal de 2 GW até 2030, alinhados com os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia.

“Portugal encontra-se numa posição única para acelerar o desenvolvimento da comprovada tecnologia eólica offshore ao largo das suas costas. Estamos entusiasmados por unir forças com a Martifer Renewables & Energy para o primeiro concurso histórico, que deverá ser anunciado em breve. A Ocean Winds tem vindo a desenvolver e a operar com sucesso o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic a partir da sua base de operações e manutenção no porto de Viana do Castelo. Acrescentando esta experiência local à sua experiência internacional em energia eólica offshore e combinando-a agora com a posição única da Martifer e com as suas capacidades industriais, a parceria irá permitir a realização de projetos eólicos offshore eficientes, fiáveis e sustentáveis, reforçando a posição de liderança de Portugal nas energias renováveis e trazendo ao mesmo tempo um verdadeiro valor para o país”, afirmou José Pinheiro, Diretor Nacional para a Europa do Sul da Ocean Winds.

“Estamos entusiasmados com esta parceria estratégica com a Ocean Winds para participar no primeiro concurso de parques eólicos offshore em Portugal. Esta colaboração representa um passo significativo para a Martifer na promoção de energias renováveis e no desenvolvimento sustentável do nosso país. Acreditamos que, juntos, podemos contribuir de forma decisiva para a transição energética em Portugal e estabelecer um novo padrão de inovação e excelência no setor eólico offshore.” acrescentou Pedro Duarte, CEO do grupo Martifer.

Enquanto a indústria antecipa os critérios finais do concurso, a Ocean Winds e a Martifer estão a preparar propostas abrangentes, incluindo com os principais fornecedores e infraestruturas nacionais, alinhadas com os objetivos nacionais para apoiar as metas de transição energética de Portugal. Espera-se que esta parceria promova o crescimento económico, crie empregos de alta qualidade e traga tecnologias inovadoras para o mercado eólico offshore português.


Subscribe

Subscribe to our newsletter to keep up to date with all the latest developments.