• A Eletrobras e a Ocean Winds formaram uma parceria estratégica para explorar oportunidades de energia eólica offshore no país.
• A colaboração para compartilhamento de conhecimento e trabalho conjunto foi formalizada entre as duas empresas por meio de um Memorando de Entendimento (MOU), apresentado durante o evento Brazil Windpower em 2024.
22 de outubro de 2024 – São Paulo, Brasil. A Ocean Winds (OW), uma empresa internacional dedicada à energia eólica offshore, criada em 2020 como uma joint-venture 50-50 pela EDP Renováveis (Euronext: EDPR) e ENGIE (Euronext: ENGI), formalizou uma parceria com a Eletrobras ao assinar um Memorando de Entendimento (MoU) nesta terça-feira, em São Paulo.
A assinatura demonstra o compromisso da Ocean Winds e da Eletrobras em avançar com projetos eólicos offshore no país, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento econômico e de energia renovável. O acordo foi assinado em cerimônia que contou com a presença de Leonardo Soares Walter, Diretor de M&A e Desenvolvimento de Negócios na Eletrobras, e de Rafael Munilla, Chief Business Development Officer da Ocean Winds, e foi apresentado na edição mais recente do evento Brazil Wind Power, organizado pela ABEEolica e Informa.
A aliança combina a experiência da Ocean Winds em projetos de eólica offshore – desde a origem até a operação – com a expertise da Eletrobras, a maior empresa do setor elétrico da América Latina. Com seu papel de liderança na geração e transmissão de energia, a Eletrobras é fundamental na contribuição para que o Brasil cumpra os compromissos climáticos relacionados à transição energética assumidos na última COP.
A Ocean Winds direciona estrategicamente seus esforços para o Brasil, devido ao seu potencial para atender à crescente demanda por energia renovável no longo prazo, apoiar a transição energética e gerar oportunidades para a cadeia de suprimentos e para as comunidades locais. Este compromisso não apenas fortalece os objetivos energéticos do país, mas também promove o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico.
Leonardo Soares Walter, Diretor de M&A e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, comentou: “A Eletrobras tem como objetivo alocar adequadamente seu capital através de desenvolvimento de projetos de energia limpa, contribuindo para a transição energética no Brasil e no mundo. Hoje, 97% da energia gerada pela companhia já vem de fontes limpas e renováveis, e alcançaremos rapidamente 100%, através da venda das térmicas em curso. A empresa também definiu como meta se tornar Net Zero em 2030, sempre visando um futuro mais sustentável.
O acordo firmado com a Ocean Winds permite o desenvolvimento de uma cooperação estratégica, que vai contribuir para que as fontes geradoras no Brasil e do mundo sejam cada vez mais limpas e renováveis, garantindo a descarbonização da economia com segurança energética”.
Rafael Munilla, Chief Business Development Officer da Ocean Winds, declarou: “A Ocean Winds tem o prazer de anunciar nossa parceria com a Eletrobras, combinando nossa expertise em energia eólica offshore com o vasto legado energético da Eletrobras no Brasil. Esperamos construir uma relação de longo prazo com a Eletrobras para ajudar o Brasil a aproveitar seus recursos naturais de vento para um futuro energético sustentável, promovendo também a criação de empregos locais e o desenvolvimento das comunidades.”
A Ocean Winds se consolidou como líder pioneira no setor de energia eólica offshore, com um portfólio substancial de projetos totalizando 18,5 GW em oito países. Nosso compromisso em facilitar a transição verde nos leva a apoiar regiões promissoras para a energia eólica offshore, como o Brasil. Um exemplo notável desse compromisso são os cadastros no IBAMA para 15 GW de projetos localizados nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.